Aguarde...

Benvindos Benvindos

Heráldica

No dia 25 de Fevereiro de 2001, a Junta de Freguesia de Cadima teve a honra de apresentar publicamente os seus símbolos heráldicos.


Pretendeu-se com os elementos escolhidos representar a Freguesia de Cadima, caracterizando-a com o rigor possível no que diz respeito aos seus valores e tradições, respeitando a limitação imposta pela Heráldica.

Cadima é terra antiga que possivelmente já existia durante o domínio romano, Plínio o moço, historiador nas suas crónicas das Hespanhas, refere-se a umas nascentes como prodígios especiais que localiza no campo "Catinense", que quadra com a famosa Fonte dos Olhos da Fervença, nesta Freguesia de Cadima, nome actual da que seria a Catina dos romanos. Segundo eruditos, os árabes chamaram-lhe Qadimu, como significado de coisa antiga.

O primeiro documento que se refere a Cadima data de 1181, no reinado de D. Afonso Henriques, o qual lhe concedeu carta de foral, renovada por D. Manuel I, em 1514.

Outrora Cadima era vila e concelho com administração autónoma e tinha juiz ordinário. Dela faziam parte as freguesias de Arazede e Liceia, a poente confinava com o mar, abrangendo toda a área que actualmente faz parte da freguesia da Tocha, que só foi criada em 1910
Aquisição do direito.

O direito ao uso os símbolos heráldicos, com a ordenação assim expressa, foi adquirido pela autarquia de Cadima por deliberação dos seus órgãos competentes que aprovaram e ratificaram, depois de ouvida a Comissão Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.


Toda a ordenação foi publicada no Diário da República III, série nº 135 de 11 de Junho de 2001 e registada na Direcção-Geral das Autarquias Locais com o nº 258/2001 em 07 de Agosto.

Escudo de verde
Refere-se à mancha florestal, predominante na freguesia, onde se pratica a caça.

Listel
Listel branco, com legenda a negro: "Cadima"

Declaração oficial dos símbolos heráldicos da freguesia de Cadima

Brasão:
Escudo de verde, pinheiro de ouro arrancado e frutado do mesmo, entre fonte heráldica de prata e azul, e mó de moinho de prata, aberta do campo.


Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Cadima".

Bandeira
Esquartelada de amarelo e verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Selo
Nos termos da lei, com a legenda:
"JUNTA DE FREGUESIA DE CADIMA CANTANHEDE"

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.